Opnus

Instituto Opnus realiza 2ª fase da Pesquisa de Prevalência da Covid-19 em Sobral faç

WhatsApp Image 2020-08-20 at 10.30.59

Depois de concluir a segunda rodada da Pesquisa de Prevalência da Covid-19 em Fortaleza, o Instituto Opnus se prepara para iniciar a segunda fase em Sobral. Serão 800 testes realizados aleatoriamente em domicílios do município para atualizar os dados de impacto causado pelo coronavírus no município.
O estudo, encomendado pelo Governo do Estado, já foi realizado duas vezes em Fortaleza, uma vez em Sobral e uma em Iguatu. De acordo com o diretor do instituto, Marciano Girão, a previsão é que além da segunda fase de Sobral ocorra mais uma rodada em Fortaleza e que sejam incluídos alguns municípios do Cariri.
Na capital cearense foram testadas aproximadamente 6.600 pessoas. Na última fase, a pesquisa revelou que 13,1% dos entrevistados já tiveram Covid-19. A Regional I foi a que apresentou o maior índice de testes positivos: 20,8% dos entrevistados.
As coletas são realizadas por uma equipe especializada, com apoio de campo de Agentes Comunitários de Saúde e supervisores do Instituto Opnus. Como medida de segurança, todos os profissionais estão equipados com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e adotarão os protocolos recomendados pelos órgãos de saúde a fim de não expor a população e os profissionais ao risco de contágio.
Os principais objetivos da pesquisa são: estimar o percentual de pessoas com anticorpos para o SARS-Cov-2; estimar o percentual de infecções assintomáticas ou subclínicas; obter cálculos mais precisos da letalidade da doença; e analisar a velocidade de expansão da infecção ao longo do tempo. faça download